sábado, 5 de fevereiro de 2011

Comentários...


Muita gente acha que quando um blog recebe muitos comentários, a gente não vai dar importância ao comentário dela, ou que se ela parar de comentar não vai fazer diferença. Não sei como os outros blogueiros encaram essa questão. Mas eu acho que comentário bom, é percebido e destacado dentro da gente, mesmo que nosso blog receba 200 comentários por posts, o que não é o meu caso, claro.

O meu outro blog, Confissões Ácidas, por ser mais antigo e conhecido, recebe numa média de 40 comentários por post, um pouco menos agora com a temporada das blogueiras convidadas. Mas eu sei exatamente quem me comenta de vez em quando, quem me comenta sempre, quem lê os posts com atenção, que dá aquela lida básica por cima pra marcar uma presença. Sei quem sumiu, quem voltou a ler. Sinto isso claramente e acho que os outros blogueiros sentem também.

Sabe como percebo isso? Nas visitas que faço! Geralmente lembro dos comentários feito por aquele blogueiro e se ele some eu sinto isso. Sei quando ele escolhe um dos dois blogs que tenho pra comentar, sei quanto ele vem nos dois. Sei quando ele para de ir num temporariamente e fica só indo no outro. Sei quem está mandando comentário-spam. Sei quem perdeu o tesão de comentar. Sinto, e tenho certeza que os outros blogueiros tem essa mesma percepção!

Sabe porque estou escrevendo isso? Para dizer que sei, só isso. Não é cobrando nada, porque visitas e comentários a gente não cobra, recebe apenas, como um presente. E como um presente eu recebo todos os comentários com gosto. Tem uns comentários que se destacam na nossa mente, porque a pessoa te mostra um outro ângulo da questão, esses são os mais marcantes.

Dia 14/02 volto a escrever no Confissões Ácidas, para infelicidade de uns, felicidade de outros e indiferença de outra parte... rs

32 comentários:

Lílian Alves disse...

Olá, adoro fazer e receber comentários, pois é um troca de idéias que nos faz feliz. Beijos...

Lílian Alves disse...

Olá, adoro fazer e receber comentários, pois é um troca de idéias que nos faz feliz. Beijos...

Pandora disse...

As vezes eu acho que a Elaine Gaspareto nunca erra, vc tem a maior pinta de gente acida, durona, até intimida quem chega assim de primeira... Mas bem maior que sua acides é sua doçura, pq sei lá, esse post foi muito doce de se ler...

Acho que todos os seus leitores, que estão com saudades até demais de ver sua opinião franca e aguçada sobre os mais loucos e também os mais corriqueiros aspectos da vida, vão se emocionar um pouco quando lerem essas linhas.
__

Ah, cito a Elaine pq cheguei no seu blog pelo dela, e lembro que a principio pensei "isso aqui não tem nada de doce!", mas hoje vejo onde táh a doçura \o/

Beijos Dama!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse...

Já me escreveram muito isso, "não comento no seu blog pq acho que vc nem lê, né?"
Se fosse assim, a gente abolia a caixa de comentários e acabou, acessório vazio pra que? nada disso...

cada comentário é feito individualmente e não são todos feitos de uma só vez, ou seja, a gente tem tempo pra ler com calma, direitinho. Ué, quem tem dez filhos deixa de gostar de alguns porque tem outros? o pensamento é meio torpe, eu (e vc tb) leio com atenção cada palavra deixada pelo pessoal que visita, porque muitas vezes enriquece o assunto de tal maneira que sempre sai coisa melhor q o post que fiz.

eu sou relax total com os amigos que comentam no meu blog.
claro que amo os que comentam pra valer... concordando, discordando... esses sempre são notados por mim (e pelos outros que lêem o blog tb)
mas mesmo os que vão lá só pra falar "oi, vim deixar meu spam", de boa, não esquento com eles. E até os que me xingam são bem vindos, pq me lembram que nem todo mundo tem a obrigação de gostar de mim.

eu tb tenho essa postura, recebo as visitas e comentários como presentes e visitas de amigos, fico contente pra dedéu.

bjs e bom fds!

Eu sou o GOOGLE disse...

Adoro os poucos comentários que recebo...tem uns 6 blogs que leio toda vez que posta, incluindo vc, o resto leio quando o titulo me disperta interesse.

Veja o seu exemplo, mesmo quando é algo simples como esse tema, eu acho interessante, porque penso assim: adoro que visitem meu blog, ainda mais se comentar, mas se for só pra marcar a visita, eu me irrito um pouco. Nào me importo com o numero de comentários, mas sim se a pessoa identificou algo que acrescente a ela. Porque pode nao fazer diferença nenhuma para pessoa a forma que eu penso. E isso e de cada um...né?
Eu escrevo ali como um hobby, porque gosto de escrever, tenho ate diario, para desopilar minha mente quando quero. Se escrevo bem ou mal, nao e minha intençào. ë um blog...mas adoro comentarios como os seus!!!!
bjs Dama

Isa Mar disse...

Oi Dama, eu nunca tenho muitos comentários, é raro passar de 20 e eu não ligo, pois sei que os que comentam é de coração e falam sobre o assunto que eu postei
Tem muito blogueiro popular aí que vejo um monte puxando o saco, eu não vou lá... reconheço as pessoas pela energia e quando não bate com a minha podem dizer que a pessoa é maravilhosa que não me convence
Outra coisa é que as vezes não sei o que comentar em algum blog amigo, pq foge a minha linha de pensamento e sentimento, então só leio e não comento, espero outra postagem e aí vou lá...mas isso é natural, acontece com todo mundo.
Deixei de lado aqueles que vem e só dizem: Linda postagem!, adorei o Texto! e mais um monte de outras coisas banais...affff
Eu tenho tido muito pouco tempo, então to selecionando ao máximo
Eu sei todos os comentaristas desde o começo do meu blog, e como você percebo o que cada um faz, quando vem e por aí vai...
Alguns no começo vem sempre, depois vão espaçando, outros somem de repente e depois de um século postam um comentário e eu vejo muito bem que vão nos outros blogs amigos direto
Talvez pela minha linha de trabalho com canalizações muitos se assustam, outros duvidam e outros sei lá o que... rsss
Só que depois de um tempo que fazem isso eu risco da minha lista, não vou mais, pois já que não me deram satisfação e não gostam de minhas postagens paciência... que tomem o seu rumo...
Cada um é livre pra fazer o que quiser, mas como capto pensamentos e sentimentos sei o que cada um fez e porque fez... alguns me chamam de bruxinha kkkkkk
Mas fazer o que? eu sou assim e quem me conhece não duvida porque já teve provas rsss
Eu sou uma pessoa Zen, mas tb sei ser ácida quando quero e isso assusta mesmo as pessoas
Então só gente porreta e de personalidade mesmo é que fica comigo, o resto arma a capa e eu ainda digo: Tchau e bênção!
Beijos no coração e ótimo fim de semana pra ti!

Palavras Vagabundas disse...

Dama,
gosto de você e como a Pandora percebo sua docilidade, gosto de sua acidez e sua sinceridade.
Não sei se meus comentários são pertinentes ou não, no seu ou em outros blogs, mas só comento quando tenho vontade e tempo, na grande maioria das vezes só leio.
E presente é você fazer um post dizendo que lê todos e os recebe como presente!
bjs
Jussara
PS: Gostei muito de ler as blogueiras convidadas do Confissões Ácidas, mas por alguma razão desconhecida, já tentei de tudo, a última não pude ler pois o blog abre normal mas a postagem aparece em branco, você sabe por que? Por aqui já tentei entrada de todas as formas e nada.

*** Cris *** disse...

Dama eu tenho enorme curiosidade de saber mais de vc. Acho vc uma figura e tanto, seus textos polêmicos, o impacto que causa nos que te leem. Sigo vc no twitter e gosto de trocas algumas palavras contigo. Quanto aos comentarios é assim mesmo que sinto enquanto blogueira e é mesmo um presente cada comentário. Bjs!

Luciana disse...

Sabe quando nem sempre comento? Quando ainda não tem comentário ou quando já peguei o post atrasada e tem comentários demais. Gosto de ler os comentários também, mas as vezes tem uns mais de 100 e fica difícil.
Acredito que quem escreve o blog ler sim todos e gosta de receber o comentário, mas se vejo que meu comentário vai ser repetitivo, chover no molhado, passo a vez, leio e espero o próximo post.
Aguardando a sua volta.

Beijo

Cristina disse...

Oi Dama, não consegui mesmo abrir o confissões, e estava lendo os comentários ví que outra leitora tbém não conseguiu abrir.
Mas tudo bem, venho aqui , as postagens são ótimas tbém, gostei dessa dos comentários, só fico p.. da vida quando alguém que não tem blog, entra como anônimo e deixa um desaforo, eu excluo, sem problemas ter opnião diferente, mas não esculacha rss
Bjsss

Silvia disse...

Dama.

Tenho essa mesma relação com comentários. Tem aqueles que nos ensinam de tal forma que levamos para o resto da vida.
Considero perda de tempo comentar algo como: Lindo seu texto. Adorei seu blog.
Sabemos quando não somos lidas. Eu valorizo cada comentário também, principalmente, aqueles que enriquecem o post. Visões diferentes do mesmo assunto, ou até a mesma, mas, por um ângulo que não vemos.


Seu blogue como da Elaine, por exemplo, falam de assuntos que é difícil não palpitar rssrs. Mas, existem blogues ou posts que não despertam isso. Blogues modestos como o meu, não alcança esse número de leitores, no entanto, te entendo quem me lê de verdade tem muito valor. Mais que uma imensidão de spam...
Ah, e comentários como de Alexandre (Lost) é um presentão...

Beijos

Nilce disse...

Oi Dama

Você sumiu de lá e eu baixei aqui.
Não que não tenha gostado das convidadas, pelo contrário.
Mas acabei colocando comentário em uma apenas.
Com a troca do meu layout, perdi toda minha lista de blogs e aos poucos estou recuperando.
Mas no outro eu tinha separado antes os que comentam porque realmente leem e os que passam apenas para receber comentários no deles. Agora não arrumo tempo para fazer neste.
Gosto do teu jeito sincero e direto de ser.
Todos pensam isso mesmo, só tem medo de dizer. Eu, simplesmente, elimino.

Excelente domingo para você.

Bjs no coração!

Nilce

Lady Murphy disse...

:(
Me senti puxada pela orelha.
Não tanto pela ausencia de leitura, porque até o momento estive naquela correria do vestibular, você sabe né, mas por ter escolhido o outro blog pra comentar. Gosto mais dele porque me incita a confessar também, rs, coisa de doido isso.
Eu gosto dos seus escritos, todos os que leio. Quase sempre que leio, comento, mas me nego a dar uma passadela de olho pelo post e comentar qualquer asneira que vai evidenciar que não li nada, entende? Se for pra ler, leio direito, com afinco, porque seus posts, digo, a sua pessoa, não é daquele tipo que quer apenas angariar seguidores, seus escritos mostram que vocẽ tem opinião e está aberta a discussão. E eu adoro isso.

Desculpa por não te visitar tanto aqui. :)

beijos, Dama

Agora que acabou minha peregrinação estarei mais por aqui.

(Além do que você é uma blogueira muito atenciosa com seus leitores e isso cativa demais a gente)

Lady Murphy disse...

ah:
tava lendo aqui seus comentários e vi que algumas pessoas estão com problemas para abrir o Confissões Ácidas. Foi até uma moça me perguntar sobre isso lá no meu blog! rsrs
Aconteceu isso comigo uma vez, a página terminou de carregar e nada apareceu. Mas percebi que algum tempinho após o término do carregamento é que começou a aparecer as postagens.
Você pode instruir suas leitoras a esperar um pouco mais. Talvez funcione com elas tb.

beijos

Balzaquiana com 'Z' disse...

Rá... morri de ri com o comentário da Jaci (Pandora) "isso aqui não tem nada de doce".
Ô... meu Deus... minha amiga assusta todo mundo à primeira vista.
Você tá voltando e eu nem sei quando volto... uma preguiça da blogosfera... vc que é blogueira a tantos anos me responda... isso é uma faze? Passa?

Em fim... quanto ao post... têm aqueles comentaristas sumidos (tipo eu)... tem aqueles que são frequentes (tipo tu)... todos muito bem vindos... mas aqueles que só passam no seu blog pra fazer propaganda é a pior espécime blogueira.

BeijoZZz

Misturação - Ana Karla disse...

Eu também recebo e leio atentamente cada comentário, e sempre com carinho.
As vezes dou uma andada nos meus seguidores e vou visitar, na medida do possível, claro.

Pra você um bom domingo.
Xeros

Marcia disse...

Hehehehe eu sumo, apareço, sumo de novo, é a minha piração básica de todo dia heheheh eu A-M-O comentar e ser comentada! E tem algumas pessoas que sei lá, são quase gêmeas de espírito, a gente lê e fica pensando e se identificando, é o lance do quem tem blog não está sozinho...eu sou fã desse aqui e do Confissões, e hoje apareci para por a leitura em dia! Seja benvinda de volta, está fazendo falta!

Beijinhos

Murillo disse...

Não ligo para a quantidade dos comentários. Eu gosto dos comentários com qualidade. É bom ver que alguém entendeu e realmente gostou do seu texto, essa participação vale por 200, 300 comentários vazios que não querem dizer nada.
E se ninguém comentar também... eu escrevo pelo prazer de escrever.
Beijos, Dama.

Elaine Gaspareto disse...

Hihihi, só para constar: de vez em quando eu erro, mas em seu caso eu acertei na mosca.
Você é doce sim, eu sei que é. Uma doçura assim, meio ácida rsrs

Sempre recebo comentários assim como o Alê citou. Engana-se que pensa que não leio todos. Se não respondo é por falta de tempo ou porque meu ponto de vista já está expresso no post. Mas sempre leio, e aquilo fica em mim. Se não leese não saberia exatamente quem troca meu nome, por exemplo rsrsr

Beijosssss

Leila Brasil disse...

Eu penso às vezes que quando o blog é grande e ultracomentado a pessoa nem vai ligar para o meu comentário, eis que não sou conhecida. Mas apesar disso eu comento com o sentimento que pintar no momento da leitura ou as vezes só leio e vou embora


Mas vários grandes me surpreendem dando algum retorno e o que pensei cai por terra. Acho que é preciso lidar com as liberdades . Entender que muitas vezes não há tempo bastante para responder a todos e também há quem não goste do que a gente escreve e aí vai comentar o que, né?
O meu blog é pequenino e eu valorizo cada comentário e fico com pena de não alargar o assunto em réplica, tréplica, rsssss

SAL disse...

Como é incrivel isso ne?! Acho mesmo q comentarios são um dos combustiveis pra se manter um blog.

Por outro lado, não sei quantos litros eu consigo andar com um comentario tipo "bem legal... passa la no meu blog!".

Da vontade de perguntar "vc ta achando legal o meu post, ou o seu blog???".

Cara, quer auto indicar: INDIQUE-SE!!! Mas faça isso de cara limpa.

Por outro lado, o comentario pode vir em "kkkkk..." mas se for sincero (e não uma maneira de cobrar retorno), eu acho lindo!!

Bjooo

Obs. to esperando vc no msn... vc ouviu o meu audio?? :o to tão insegura :(

Super obrigada pelo apoio de sempre viu?!

Comigo Mesma disse...

Quem não gosta de um comentário né?
Eles nos ajudam a não abandonar um blog.
Com tantos dias sem uma confissão, acho que vem por ai uma bem ácida!!!
*Esperando pra ver.bj.

Pai do Coração disse...

Oiiiii.....presente!!!!

.:*Alinezinha*:. disse...

Meu blog eh pequenininho e nada popular, por isso mesmo cada comentário pra mim eh mega importante! Acho q a medida q o blog vai crescendo, tbm vai crescendo o interesse pelos comentários, pelas opiniões.. eh realmente, muito gratificante.
E sem blá blá blá.. adoro seu blog e os seus posts. Parabéns!!!

Lília disse...

Acho que os comentários são uma grande troca de experiências e de carinho.

EU não sei ler um texto e não dizer nada, à menos que o texto não tenha mexido em nada comigo!!

Eu simplesmente amo comentar e dizer para os blogueiros amigos: estive por aqui!!

beijos

(6) capreta disse...

Não consigo comentar em um post sem ter lido tudo ou ter alguma coisa interessante pra falar.
Odeio comentar só por comentar, penso bastante antes de fazer um pra não passar a impressão de: oi, passei por aqui, agora vai no meu? Como blogueira acho um cadim de falta de respeito. rs

Thianne Martins disse...

Olá,

Você tem toda razão! Cada comentário tem uma importância incrível e fica guardado no coração...

Seus blogs são ótimos!

Abraços,
Thianne

Tatiana disse...

Interessante esse teu post, porque sinto que como comentarista podemos "sentir" que passamos desapercebidas e isso mostra o quanto uma blogueira interessada e sensivel pode te notar!!!
Beijocas!!

Iza disse...

Desde que cheguei aqui e começamos a conversar senti que você tem um carinho enorme pelos comentários que recebe.

Não é de meu costume comentar em blogues que recebam muitos omentários, mas para mim é impossível não comentar o que você escreve. Sinto que é capaz de estabelecer uma conversa sincera através de blogs e é isso o que mais admiro na blogosfera.

Mesmo tendo começado há três anos, o diário foi apagado, ignorado e em 2010 reativado. Não há nele um volume enorme de comentários, mas sinto ter o privilégio de ter comentaristas que acrescentam e muito ao que escrevo e isso me deixa feliz.

Da minha parte sei que é muito difícil corresponder a todos os que comentam e admiro aos que conseguem fazer isso. Você é especial e quero que saiba que quando não puder visitar ou comentar, não se aflija. Os que gostam de você ficarão a te esperar, compreendendo sem te cobrar.

Beijo grande!

Cinderela Descaída disse...

Oi!
Como você falou: tem blogs que a gente gosta mais, de identifica mais. Eu gosto de coisas mais heavy, mas, quando consigo, dou uma passada para relaxar. Ou nâo!
bjs

Lucí disse...

Eu sou uma que leio, gosto mas nao comento. Por que?? Nem eu sei! Acho que talvez eu goste bem mais de ler do que de escrever...

Li disse...

Eu adoro receber comentários!! E quando a visita é nova, procuro sempre retribuir e conhecer o Blog também, afinal este é um mundo cheio de gente boa e de Blogs maravilhosos! Beijinhos
Li