domingo, 28 de agosto de 2011

Felicidade crônica nas redes sociais...


Lendo esse post da Marcia, fiquei com vontade de voltar a tocar nesse assunto. De como me incomoda a felicidade crônica das redes sociais. Em alguns momentos acho que Facebook e afins se tornaram uma competição de quem é tirou mais fotos, de quem viajou mais, quem abraçou e beijou mais, quem dá o melhor bom dia, quem é mais positivo. Enfim, quem é mais feliz que os outros.

Já vou avisando logo que não estou generalizando, sei que nem todos são assim. E também esse post não é recado para ninguém. É apenas um post mesmo... rs

Antes eu ficava um pouco mais no Twitter, mas como o Facebook ganhou destaque nos últimos tempos, resolvi dar uma olhada diariamente nas atualizações dos amigos. E confesso que umas são irritantes, tem gente que dá bom dia para o sol, que grita o quanto o dia será feliz. Fico me perguntando qual a necessidade que a pessoa tem de aparentar que está tão feliz, porque essas mesmas pessoas nos seus blogs, contam suas mazelas, mas lá nas redes sociais estão extremamente felizes.

Mas tem os piores, que são os que lotam a internet de textos e frases de autoajuda, seja no blog ou nas redes sociais. Sinceramente, para mim é tão irritante lidar com uma pessoa dessa, tanto quanto é cansativo lidar com o pessimista crônico, aquele que tudo está errado sempre, aquele que está sempre se lamuriando por algo que perdeu, algo que não aconteceu.

Olha, já me chamaram de chata, amarga, reclamona, e outros adjetivos mais grosseiros. Mas a verdade é que me recuso a dizer que estou feliz, que estou bem, que estou pensando positivo, se na real estou achando tudo uma merda. Se a vida está chata, se nada está saindo como desejo, quero mais é reclamar. Se as coisas estão dando certo, se os problemas estão se resolvendo, quero compartilhar isso. Afinal de conta isso é ser humano. As pessoas tem momentos tristes e outros alegres. Geralmente ninguém é do jeito que aparenta no Facebook.

De qualquer maneira continuarei com minha conta lá no Facebook, porque de todas as redes é que me parece ser mais interessante, tanto para publicar coisas do nosso interesse, quanto para interagir. Só acho que seria mais legal se as pessoas de despissem mais dos seus personagens e ficassem mais humanizadas.

27 comentários:

Fê Iasi disse...

Concordo com tudo! E vou aproveitar teu post pra comentar que pelo menos pra mim, o MAIS irritante é quem anuncia cada xixi, cada cocô, cada café, pra onde vai, de onde veio... Vai me dando fobia! Bjo!

Pandora disse...

Eu acho se as pessoas se despissem de seus personagens e fossem mais humanas talvez a vida fosse melhor.

Mas a nudez assusta é aterrorizante, imagine encarar a chuva, o vento e a força da mare sem quilos e quilos de armadura?

As vezes Dama, eu acho que a ditadura da felicidade não se restringe apenas as redes sociais, é um problema da vida, vc tem que ser magra, tem que ter o cabelo impecavel, tem que está na moda, tem que está divinamente maquiada, tem que sorrrir... tristeza cansa, criticidade cansa, problematizar a realidade então ai é que f. mesmo... Enfim... as vezes penso que tudo o que é ruim no mundo concreto se intensifica na net e fica ainda pior, a felicidade cronica das pessoas nas redes sociais é um exemplo disso... Mas eu não sei ao certo... só penso isso as vezes.

Cheros Dama.

Marcia disse...

Oi Dama,
pois é, thanks pelo comentário e pela referência. Sei que temos muitos pensamentos e sentimentos afins. Block na galera do xixi tb (desculpaê pataqueparaio heim que gente chata da gota!!!) e na vida real block para a ditadura do sorriso e da magreza, e do uhuuuu uhuuuu viver já é complicado o suficiente para carregarmos quilos de armaduras, fantasias, máscaras e maquiagens. Menos é mais, simples é mais em tudo, na vida e na net. Abraços garotas e viva a nossa autenticidade!

Anônimo disse...

Nada como o equilíbrio, ou seja, nem tanto ao mar, nem tanto à terra! Essa história de ser pessimista cronico ou otimista sem noção, não dá.
Enfim, cada um se resolve do jeito que consegue. Eu costumo comentar posts que me parecem honestos, saídos do coração e que têm a ver com a realidade. De outro modo, não consigo.
Neste caso, concordo com tudo que vc disse.
Beijokas e uma semana "supimpa" pra vc.

Luciana disse...

Eu acho uO quem fica escrevendo tudo que está fazendo ou fez. A que interessa aos outros se a pessoa esta comendo tal comida, ou ouvindo música em casa, ou vendo um filme, ou passeando etc e etc? Daqui uns dias vão postar que estão fazendo o numero dois, porque sei de gente que usa o Facebook enquanto está sentado no trono, kkkk
Essa semana, mais uma vez, reduzi meu tempo online nas redes sociais.

Beijo

Inaie disse...

Eu discordo ( ou disconcordo como dizia a minha filha). Acho que as redes sociais, os blogs, as salas das nossas casas sao lugares "privados"onde convidamos/aceitamos outras pessoas. Mas essas pessoas tambem nao sao obrigadas a nos visitar, nem a sentar pra tomar cafe conosco. nao curte? bloqueia, ou nao aceita o convite pra visita.

Opiniao eh opiniao, ne? Cada um tem a sua...

Paula disse...

Ah! Sinceramente, vou falar! Não tenho paciência não! Quando vejo que a pessoa fica lotando minhas atualizações com coisas sem nexo eu excluo mesmo....
Acho que o bom senso é sempre válido pra tudo na vida. Enquanto tenho amigos que só publicam sorrisos nas redes sociais, tenho outros deprimidos que SÓ publicam frases do tipo: "Que dia péssimo" ou "Que trânsito horrível"... aí não dá, né?
A internet vem revolucionando muitas coisas a cada dia, o importante é sabermos quem somos e quais valores e princípios carregamos... Bjs

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Puxa! Concordo! Vc ja viu aquela frase "ninguem é Tao feio qto na CARTEIRA DE IDENTIDADE, Tao Feliz qto no ORKUT, nem tem Tantos amigos qto no FACEBOOK, nem é Tao erudito qto no TWITTER"? Acho graca!
Mil bjs!

Dêco disse...

uso meu fb para brincar com minha turma, para reclamar e para dizer que estou feliz. é claro que o que mais rola nele eh reclamação do nos professores que tiram a nossas noites de sono. quem mandou querer ser médico, né?
mas adoro o fb.
beijos!

Lucí disse...

Por uma dessas que exclui orkut e nem abri um facebook, pq la todo mundo é bonito, feliz e (rico). Desisiti e nao sinto mais falta.

FIquei com o blog, que só le quem quer, comenta quem quer, e eu posso reclamar e escrever as bobagens que me da na telha.

Elaine Gaspareto disse...

Querida, bom dia
Eu, vendo algumas coisas em blogs e twitter, me pergunto se só eu tenho cólica, se só eu acordo com vontade de matar alguém, se só eu tenho sono quando não posso dormir, se só minhas contas são pagas sempre atrasadas rsrsrs
Será mesmo que tem tanta gente feliz no mundo? Se assim fosse, porque o mundo não é mais feliz?
Eu, hein...
Por outro lado entendo que pra muitas pessoas as redes sociais são pra mostrar apenas o lado legal e arco íris da vida.
Enfim, cada um, cada um...
Beijosss

Pai do Coração disse...

Tive uma semana que poderia considerar perfeita...mas ontem...foi desproporcionalmente uma merda...desiguamente abafou a semana "perfeita". Hoje ainda está sendo um reflexo de ontem. Eu dispensaria uma semana tão perfeita, gostaria da merda homepaticamente distribuída pelo mês. Mas provavelmente, se isto acontecesse, iria desejar a merda grande toda no mesmo dia como aconteceu...rs.

Anônimo disse...

Oi Dama, tudo bem?
Tive uma conta no Facebook por exatos 18 dias, mas fiquei tão enfarada com o clima irreal disseminado pelos que me adicionaram e pediram para ser adicionados que a 'suicidei'. O Twitter então, durou menos ainda, vaga aí pelo limbo.
Sabe, é totalmente proibido ser sincera sobre seus momentos, mas só os maus ou não muito bons. Você se torna aquela que trás maus fluidos, que vampiriza, deixa ver que mais: ave de mau agouro, pessimista profissional, azeda...já fui chamada de tudo isso e mais, mas continuo me recusando a essa hipocrisia: se estou bem, estou bem, se estou mau, estou mau, como você. E também, não suporto essas pessoas de papel de presente...
Um abraço!

DOIDINHA DA SILVA disse...

Acho voce muito verdadeira.Esta "Felicidade Instantanea" não está com nada.

Alma disse...

Felicidade faz parte, tristeza faz parte, e esses alardes spenas irritam...
entendo bem o que vc falou, quem não vê isso todo dia?
Acredito que temos que ser, onde for, o que somos em essência, e de nada adianta fingir ter o que não temos de fato!
Acredito que, podemos ser felizes apesar de td, mas nem assim devemos fazer barulho.
Desculpa, nem semore faço sentido...
obg pelo carinho, xero.

Aninha Zocchio disse...

Oi FeniCris!!
Acho que é bom compartilharmos momentos de alegria, também procurar sempre deixar algo de incentivo quando vemos que algum amigo está borocochô, acho que é uma especie de pedido de socorro na net, cada um com seu estilo.. rsrs. Mas gosto desse contato com as pessoas, com minhas amigas (os) já que nem sempre moramos perto!
Mas uma coisa que me deixa mal é essa exaltação a beleza das (dos) tops, das que se acham, das pessoas exibicionistas demais com fotos com caras e bocas, quando aqui existe uma pessoa normal, nenhuma beldade ou que seja celebridade.
Tem horas que da vontade de excluir tudo, afinal sou normal demais. Enfim, a felicidade perfeita não existe... mas gosto do FB para tricotar com as pessoas que quero bem para deixar a hora passar mais amena! :-) Afinal eu também tenho os meus pitis!!!
Beijinhos!

Nina disse...

Entao a senhorita nao escreve no outro blog mais nao, é?? E eu fico lá olhando a minha listinha, esperando que o título do outro blog mude, e nada de Dama escrever...rs, resolvi passar aqui e vejo que senhorinha resolveu reclamar pra cá, tá bom! :-)

Mas Dama, tem quem discorde de ti nesse caso?? Eu sou supeita pra falar dessas tais redes sociais, todo mundo me cobra pra usar mais e nada de eu arrumar tempo e vontade de ir lá renovar as coisas, limpar as teias de aranha. Acho até que vou deletar o orkut e ficar só com esse tal de facebook, que nao vejo razao pra ter, mas como a família pede pra usar, faco por eles, somente. Acho tudo isso um saco! A única coisa que aguento ainda é blog :-(
Rabugenta eu sou ne?

Ahh,Dama, vc perguntou como vim parar aqui, bem , marido é alemao, só por isso :-) Mas sempre curti a europa, apesar de antes sonhar mt com Paris. A Alemanha surgiu assim de repente e do nada,e me conquistou por inteiro. Vim tbm com intencao de fazer um mestrado, nao rolou, mas o casamento sim. E gracas a Deus, tudo em riba até hj.

Dama, passei no Rio, e lembrei mt de ti, mas vou te confessar uma coisa, nao ri, porfavor, fiquei com um pouco de vergonha de te procurar, sei lá, pensei: nossa a Dama deve ter mais coisa importante pra fazer do que encontrar com a gente.. sei lá. Mas tbm nao rolou mt tempo de sobra e teve uns stress com algumas coisas, enfim. Fica pra próxima?? Quem sabe aqui??
Menina ia até te dizer, já que vc curte tao pouco o Brasil (vc comentou certa vez comigo) mas nao pensa nunca em morar fora, porque nao viaja nas férias pra conhecer outros paises??? Vai sozinha senao tiver alguém que acompanhe, ou vai naquelas viagens de excursao, sao mt divertidas! Existem pacotes ótimos pra europa, tenta, tenho certeza que vc adoraria!!!!

Um bj e perdoe o comment gigante, hj meu email dá dando tilte :-(

Unknown disse...

Oi Dama!
Concordo com você... sem contar aquelas pessoas que encontram o grande amor da noite para o dia, e ai começa a chatisse das declarações de amor é um tal de amor eterno e verdadeiro com quinze dias de relacionamento.E as mensagens do msn para cutucar alguém?
Sem paciência também, excluir meu orkut, cheguei até a pensar que não era "feliz" so suficiente para ter um.rssrs.

Grande Abraço!

Concurseira ansiosa disse...

Pois é na hora que li seu post lembrei da piada: "ninguém é tão feio como no RG, tão bonito como no orkut, tão inteligente como no face, nem tão..." mas a Renata já postou esse comentário.. rs

Concordo plenamente.

Jade disse...

Hoje eu fui no supermercado e tinha uma moça falando com outra no celular e ela dizia: ah no orkut vc procura "fulaninha underline sei lá o que arroba hotmail" ou então procura "Fulaninha de bem com a vida" que você me acha".
Ai que vontade de xingar ela!! hahaha!!
Eu também detesto mensagens excessivas de auto-ajuda... "sabe porque o mar é grande? porque ele sabe que ficando abaixo do rio ele recebe toda água" ah vai...
Beijos!!

P.S.L. disse...

Will e Fá disse... e eu concordo e assino embaixo. Também estou pensando em deletar meu orkut, mas tenho medo de me arrepender. Me sinto tão encalhado toda vez que entro nele. E sou mais bonito pessoalmente do que por fotos...

http://umgurientregurias.blogspot.com/

Senhor Critico disse...

Oi Dama,

Primeiro, desculpe o tempo longe daqui, como tenho "Você no facebook" da para perceber que a faculdade ta me sugando..hahaha

Acho que vc ligou o Botão do Senhor Crítico. Acho tudo isso hipocrisia, porisso fiz minha campanha de 15 dias de inferno na vida das pessoas, na qual vc até comentou no Face em um link que eu "Meti o pau" nas mulheres...rsrs Odeio essas pessoas babacas que ficam colocando essas atualizações Hipocritas... Porisso sou revoltado..rsrs

Beijos

Vinicius Valente disse...

Ah, Dama... eu não sabia que vc tinha Facebook, posso te adicionar? kkk

Então, eu tbm concordo com vc, pq eu conheço algumas pessoas postarem frases bonitas, conselhos, etc... E depois virem "desabafar" comigo. Enfim, eu acho que essa coisa da pessoa ficar sempre felizinha é só pra fazer a fachada que ela fez não se desmanchar. Todo mundo é legalzinho, perfeitinho, felizinho nas redes sociais justamente pelo status que elas almejam conseguir... Fazem isso, mesmo que inconscientemente, pra manter o seu lado social em dia...

Eu, por exemplo, posto no Face algumas piadinhas que eu invento, ou alguma coisa inútil, mas por pura falta de ter o que fazer mesmo... às vezes posto frases, às vezes xingo alguém, etc... Mas o uso mais para compartilhar os posts dos meus blogs ou outra página interessante da web...

Só que meu face nem sempre é tão fiel ao meu estado de espirito. Procuro não transferir meus rancores pros meus "amigos" que muitas vezes nem falam comigo na vida real ou sequer me conhecem... rs

Roderick Verden disse...

Entrei no Facebook há mais de um ano, se não me falha a memória. Apenas por curiosidade, para saber o q era isso. Umas 6 pessoas,q eu tinha em meu rol orkutiano ou as conhecia dos blogs, me pediram para me adicionar. Só tive contato com uma delas, umas duas ou três vezes, pq ele me procurou. Tive até dificuldades técnicas em responder(rs). Não gostei do fb. A diferença q percebi com o famigerado orkut, é q no Facebook não haviam comunidades.

Neste último sábado, por um motivo pessoal e urgente, depois de meses ausente, fiz uma visita no orkut(meu perfil está desativado).
Pior q essa felicidade, q vc ressalta, Dama, é a falsidade, a dissimulação. Acabei aproveitando a viajem e visitando um perfil de uma balzaquiana, q foi durante quase um ano minha melhor amiga virtual. E ela continua a mesma, num perfil , ela é solteira e namora, no outro, ela é casada-um casamento de longa data, q ela me confessou ter acabado há tempos, mas vivem no mesmo lar. Tudo fachada, ela "ama" o namorado, mas no seu perfil de casada, diz amar o marido. E o seu namorado tem um ciume doentio... Difícil de acreditar, não?

Hoje, só passeio pela blogosfera e troco e-mails com pouquíssimas pessoas. Ah, sou exclusivo para a LL no google talk.rs

Simone Audrei disse...

Falou pouco, mas falou bonito!
Concordo em gênero, número e grau. RSRS...
Êta povinho falso! Você tem toda razão do mundo, neste seu comentário. No facebook, a maioria pinta um mundinho cor de rosa, como se isso fosse verdade, fosse real. A grande maioria dos meus amigos, conheço pessoalmente e sei muito bem que a vida deles não é assim, mas fazer o que, né?! Parece que até o mundo do face é feito de aparências...
Bj

Suzy disse...

Boa...

Penso exatamente como vc!!! Estava até lendo o seu texto para a minha irmã, visto que estes dias, estava comentando sobre isso com ela!!!

Também possuo uma conta no face!!! Gosto de interagir com as pessoas por lá sim! Porém, não sou igual a outrens, que precisam estar lá o tempo inteiro, colocando frases feitas, ou mesmo, postando milhares do fotos, só para garantir que a vida dele é melhor que a minha!!!

Acho que tudo na vida corresponde a moderação!! E existem pessoas que não sabem o limite disso com o exagero...

Enfim, cada uma sabe o que melhor lhe convém!!!

Resta ignorar...

Sabe o que eu faço? Omito todos os comentários dessa pessoa... Ave... Não sou obrigada a ler baboseiras todos os dias!! Melhor, todos os minutos que a pessoa não tem o que fazer!!!

Beijos

Unknown disse...

eu uso o meu pra dividir opiniões com leitoras que passam por violencia domestica