sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desânimo na blogosfera!

Tenho percebido que muita gente anda parando com seus blogs, uns avisam e outros não. Tem um desânimo generalizado pairando no ar. É certo que alguns blogueiros, mais antigos, criaram mecanismos de defesa contra esse desânimo que volta e meia aparece. Mas os novos, normalmente não resistem e entram na onda de largar o blog.

Houve uma época, acho que em 2009, que percebi esse mesmo desânimo. De repente todos foram parando, parece "gripe de blog" que todos vão ficando "doentes" e desestimulados.

Confesso que não sou imune a essa onda, até porque de 2 em 2 semanas tenho uma vontade louca de acabar com os blogs. Coisa da minha mente eternamente insatisfeita. Chego a conclusão que sou ótima para conseguir coisas, me determino a ter aquilo e sigo até conseguir. Mas não sou boa em manter coisas, sou boa em manter pessoas. No momento que elas entram no meu coração, me conquistam e passo a admirá-las, ficam na minha vida. É dificíl alguém me conquistar, leva tempo, fico analisando a pessoa, sou desconfiada, arredia, mas depois que gosto, não abandono por qualquer besteira.

Então, como geralmente só sou constante com pessoas, meus blogs dificilmente passaram de 1 ano de existência. E o Confissões Ácidas já tá indo para o 4º ano. Acho que a fórmula para se enfrentar os desânimos de blog, é seguir o nosso tempo interno. Não forçar barra para atualizar blog. Deixar correr. Se passarem duas semana sem publicar nada, isso não quer dizer que todos te esqueceram, quer dizer apenas que você não teve boas idéias de posts. E ficar lotando o blogs com bobagens, só para atualizá-lo, é a maior armadilha que podemos cair. Chega uma hora que você olha seu blog e não o reconhece, ele não tem sua cara.

Pretendo seguir com os blogs, sempre respeitando meu tempo. Até porque se depender de me expressar através de Facebook, Twitter ou qualquer outra rede social nesse estilo, simplesmente desapareço da net, porque esses meios não me estimulam a escrever. Até gosto deles, em certos momentos, para certas finalidades, mas não o tempo todo.

Bem, é isso... Ando com uma brutal dificuldade de concluir meus posts, de fazer o parágrafo final fechando o raciocínio. Talvez isso seja sintoma de alguma coisa... rs

P.S: Também se o Blogger ajudasse a gente, parando com tantos erros, já era um ponto a favor, um estímulo. Cada dia é um erro diferente. Nesse post, por exemplo, não consegui carregar a imagem.

40 comentários:

Caca disse...

Oi, Dama! Eu passei a considerar meu blog como diário, mesmo não tratando de coisas de minha intimidade. Como se fosse um livro onde registro minhas divagações literárias e outras cositas mas.Nesse sentido, como você disse, respeito o meu tempo também. Quem me segue já se acostumou ao ritmo e não vai deixar de seguir caso eu não publique todos os dias como acontece. Concordo também quando diz que ficar colocando qualquer coisa apaneas para marcar presença, ele perde a identidade. Valeu! Abraços. Paz e bem.

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Devagar e sempre, não é? Já passei por isso e o meu não tem nem um ano ainda! Diminui o número de posts e fico matutando por mais tempo.
bjs"
PS: E como vão as coisas em casa?

BAU DO FAEL disse...

Tenho percebido o desanimo do povo tb. temos menos visitas, menos comentarios. As pessoas preferem ficar no twitter falando bobagem do que interagir de maneira mais inteligente em blos do mundo virtual.

Tenho o blog pra mim...gosto de escrever la, mesmo que seja algo pequeno, uma cronica ou alguma bobagem que encontrei na internet...sempre há alguem ( a dama por exemplo) que me visita, e escrever pra uma pessoa ja me basta.

Tenbho momentos de falta de assunto, mas me forço a pensar em algo, não pra manter o blog vivo, mas como exercicio de criatividade. Pode parecer bobagem, mas isso me ajuda profissionalmente, exercitar a mente com alternativas. Pensar no que escrever e conseguir faze-lo, é uma tarefa que me ajuda.

Beijão e otimo fim de semana.

Misturação - Ana Karla disse...

Dama, adoro meu blog e acho que depende mesmo do estado de ânimo de cada um.
Mas é importante ter pelo menos um post por semana, pois entrar em blog que tem post por mais de um mês, me dá sensação de abandono.
Bom final de semana
Xeros

Anônimo disse...

Dama, o blog para mim é um prazer. Só posto quando tenho vontade e ponto final. No meu ritmo. Como sou devagar e sempre, rsrs, fica tudo numa boa, rsrs. Mas agora você me pôs pra pensar: será que essa turma que anda "abandonando" os blogs, não estão apenas dando um tempo? Ou pensaram que blogar era uma coisa e depois viram que é outra? Pode ser. Por outro lado, blogar também requer algumas competências. A perseverança é uma delas. E nem todo mundo tem. E, por aí vai. A Aninha do Misturação, disse uma coisa que assino embaixo: entrar num blog sem post por mais de mês dá mesmo uma sensação de abandono.

E os comentários, estão diminuindo? Sim, mas notei que a qualidade está aumentando, os trolls deram no pé. Avemaria, ainda bem! De que adianta a pessoa entrar no blog, não ler o post, e deixar beijinhos, poeminhas e tro-lo-ló? Eu deleto na hora. Lembra como a blogosfera andava recheada dessas 'pescarias'?

Outra coisa. Você falou e avalizo: não adianta lotar o blog de bobagem. Ok, mas... o que é mesmo bobagem? Rsrs.
Adorei o post.
Bjsssssss

Cris Medeiros disse...

Marli Borges - Bobagens creio que seja tudo aquilo que não foi escrito pelo proprio blogueiro, imagens, vídeos, frases soltas, que no final ficam um mistura que não se sabe muito bem se aquele conjunto está nos traduzindo.

Óbvio que não estou dizendo que quem posta imagens e vídeos são besteiras, muitas dentro de um contexto dizem mais que um post.

Acho que critério e bom senso para fazer um blog com sua cara, é tudo.

Beijocas

San disse...

sei lá de repente no meio de frases soltas tem tanta coisa dita que normalmente não conseguiria dizer... de repente é isso que me faz vir todos os dias aqui e escrever , e visitar alguns que julgo que me acrescentam mto , gosto dos dois seu eles tem sua importancia pra mim , e desanimar todos desanimamos , mas temos que caminhar então que seja assim cada dia de uma forma , um dia mais animado outro nem tanto mas sempre tentando bjs

Simone Audrei disse...

Oiê! Acho que você tem razão , postar simplesmente por postar não leva a nada, eu tenho semanas que estou inspiradíssima escrevo dois posts num dia, em compensação tem dias que não sai uma linha, faz parte ...
Agora também se ficar muito tempo sem postar também acho que dá uma sensação de abandono para quem visita. Meu blog é relativamente novo, contudo acho difícil abandoná-lo, encontrei aqui um lugar ideal para me expressar a vontade, sem medo e sem censura.
Siga a sua vontade e seu tempo, mas não para não, seus posts são ótimos!
Bj.

Cris Medeiros disse...

San - Sei que seu blog é mais composto de frases soltas e imagens, mas é o estilo dele. E você sabe que gosto, porque acompanho. O problema reside em quando o blogueiro se obriga a atualizar o blog com frases soltas, imagens e vídeos, só para atualizar. Existe uma evidente diferença.

Bjs

Mayra Di Manno disse...

Ola Dama,
Eu também já pensei em parar por diversas vezes. Sei lá às vezes não consigo escrever, passo um periodo grande sem inspiração e ai me desanima um pouco... mas me mantive firme até agora. Postando quando posso, quando tenho vontade.
O mesmo acontece com os comentários, eu leio todos os blogs que eu gosto quase que diariamente, mas muitas vezes eu não comento, as vezes porque ainda estou pensando, ainda estou analisando, enfim.
Gosto muito dos seus blogs, não perco nada que você posta, reflito muito sobre as coisas que você escreve. Gosto da sua força, sua acidez em alguns assuntos, mas principalmente a transparência com que aborda os temas.
Um beijo,

Palavras Vagabundas disse...

Dama,
não tenho compromisso de "emprego" com meu blog, posto quando me apetece. Acho que o desanimo vem do fato de ter que escrever sempre algo inédito, e nem sempre está inspirado. Agora, abandono de mais de um mês dificilmente me faz votar.
bjs
JUssara

Cris Medeiros disse...

Acho mais fácil ser informada quando alguém posta, do que ficar entrando no blog de cada um para ver se foi atualizado. Para isso o Google Reader é uma excelente ferramenta. Sempre me manda as atualizações de todos os blogs que sigo. Muito mais prático e não importa quanto tempo a pessoa ficou sem atualizar.

Beijocas

Anônimo disse...

Eu já acho que estou em uma fase bem animada. Isso é porque estou em casa e em casa não tenho muito o que fazer. No trabalho meu ritmo é um por semana.

Eu estou procurando falar de tudo. sempre tem coisas que uns gostam mais e outros menos. Por enquanto estou tendo o que falar, mas o ritmo de comentários continua o mesmo. Notei que os homens andavam sumidos, mas tem uns voltando. Inclusive um menino novo anda por lá visitando. Tomara que não desanime pois parece ser um rapaz legal. Pelo que li dos posts dele é uma pessoa de bom coração e que faz do blog um diário.

Agora twitter, facebook e orkut vou lá só se me mencionam ou quando quero ler algo específico.

Beijos!

Lola Flor ou Mariana disse...

Acho que é o fim de semestre que atordoa a maioria das pessoas, pelo menos a mim e também esse frio que ninguém merece!!! Não vejo a hora de ter tempo para blogar com frequencia e com posts mais interessantes, mas por enquanto meu blog virou um muro de lamentações.

Beijos, Lola.

Paula Li disse...

Oi Dama, parece que você tirou esse post da minha cabeça!!!
Só não escrevi este post ainda por falta de tempo, mas também tenho notado um certo desaminado e consequentemente um sumiço dos blogueiros.
Acho que isso é natural, costumamos nos empolgar muito de início com as coisas e depois de certo tempo, descobrimos outras novidades ou então é a vida que nos atropela.
Quanto ao blogger, ele esta uma M. muito grande e durante toda a semana foi F...
bjs

Atitude do pensar disse...

Estou assim: Quando tenho tempo, não tenho inspiração e quando tenho inspiração não tenho tempo...mas desistir jamais!

Suzy disse...

Dama, aprendi muito neste tempo que estou aqui... E, olha que fará dois anos somente em dezembro...
Contatos, opiniões, aprender com a vida alheia, me faz uma mulher melhor... Aprendo e muito, se quer saber... Um exemplo mesmo, se refere ao meu término de relacionamento... Nossa, quantas pessoas entraram nos meus posts e escreveram palavras que passaram a me motivar?? Várias... E, aprendi com todos que puderam colocar um pouquinho da sua vida ali (experiências, fatos, etc.)... Me senti muito melhor...

Confesso que estou de férias e quase nunca fico em casa... E, quando estou, fico apenas lendo os blogs alheios e dando meus palpites... Acredito que este mês tirei descanso dele também, pelo menos por uns dias... Estou deixando meu tempo livre, mais nos contatos humanos: visitando meus amigos, indo almoçar e jantar com eles, indo dançar, conhecendo novos lugares e, também, dando um trato no visual.. rs!!! Ah, preciso né!!!

Quanto ao blog, abandoná-lo??? Não... Acredito que ficarei com ele por muitos anos... Como diz aquele velhinho do futebol que esqueci o nome (sou muito distraída quanto a esportes): ''vocês vão ter que me engolir!!!''

ahahah... Beijos!

O psicolouco disse...

Gosto da sua perspicácia, isso mostra que, realmente, acompanha os blogs em que segue e, isso significa muito em se tratando de falar em você, pois não sei se teria a mesma disposição que tens, com tantos seguidores/admiradores. É, sinceramente, louvável o ato de você escrever, ler e responder aos comentários e ainda ter tempo pra incentivar outras pessoas. Um gde Abraço!

Franklin

Atitude: substantivo feminino. disse...

Eu que o diga. Ôôoo desânimo..caraca.
Muito sem vontade.
Mas enfim.

Eu faço como vc. Leio muito leo reader ou pelo painel mesmo, da página inicial do blogger. Aí vou vendo as atualizações. Tranquilo acompanhar por alí.

Concordo contigo que escrever por escrever não rola. Tem que ter pelo menos um desabafinho béisic, neam?
Naõ vou ficar 1 mês sem postar para chegar e colocar um giff animado do ursinho Poo. Sem chance.

Lindona, foi ótimo seu post. Esse assunto me caiu super bem.
Minha cara!

Kisses!

Mundo de Ideias 13 disse...

Olá,

Pior sou eu, que quase ninguém me "segue"......e continuo tentando...

Beijão!

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

OS LEITORES QUE GOSTAM DE VC - COMO EU - AGRADECEM SUA PERSEVERANCA! ;-)
QTO AO REEDER, E' O MESMO MOTIVO PELO QUAL EU GOSTO DO FEEDBURNER. MAS O MEU AGORA TA' UM SACO, PORQUE ENVIA MEU "PERFIL" JUTNO COM PARTE DO POST NOVO. JA' FIZ DE TUDO PRA TIRAR ISSO E NAO CONSIGO!
BJS!

Fê Miceli disse...

Tem dias que tenho esse desânimo mesmo. Outros, não estou desanimada, mas sim com falta de assunto, rs.

Bjs

M. disse...

Acho que esse texto foi de grande ajuda para mim. Vou me desenterrar e voltar a escrever. Fui contaminada com esse vírus do desanimo blogueiro... acho que o moço ali em cima tem razão (Rafael). A gente tem que se forçar. Não forçar um post, mas se forçar a pensar. Desencadear um debate interno. No ônibus, lavando a louça, tomando banho (são geralmente os lugares onde mais divago). Pensar não faz mal.

Preciso voltar a escrever.Preciso mesmo.

Tatiana disse...

Pois é minha Dama. Meu dilema, como voce leu, ha alguns dias atrás..rs.
Posts....posts...quantos...ai.... Mas ja passei pela crise e desencuquei...
E voce nao me vai desistir disso aqui que te persigo ate o inferno...hahaha....
Adooooro passar pelos seus blogs, e voce sabe disso!!!!!
Saudades, andei meia fora da virtualidade esses dias!!!
Beijocas!!

Barbara disse...

Desafie-se.
Sorteie um tema, uma palavra e passe a dançar (escrever) com o tema ou palavra.
Desestimulei-me e passei a escrever 1 vez ao mes.
Melhorei.
Dama de Cinzas já é uma marca - não desista assim....espero.

Tatiana disse...

Minha querida,vim ver teu favicon...rs....ta fofo!!!Eu nunca tinha reparado!!
No teu outro blog ele nao apareceu!
Beijocas!!

Aninha Zocchio disse...

Oi Dama,rudo bem menina?
Li esse post e confesso: estou totalmente desmotivada com o meu. No meio de tantos talentos,dá vontade de virar as costas ou me esconder no buraco mais próximo. A principio, como todos, a idéia era ver como era isso, depois postar as coisas que mais gosto,autores frases, textos, músicas e imagens que me identifico, minhas divagações (romantismo, humor, sarcasmo, chororôs), porque acabei me encontrando, e achei que não seria justo postar algo de outras pessoas, ainda que com os devidos créditos. Isso porque também comecei a me expressar. E por fim as palavras, as emoções foram me deixando...
O que não me faz desistir? Ainda é uma distração e conheci algumas pessoas fantásticas que espero preserva-las e lê-las sempre!
E vamos em frente...
Beijo, até mais!

Nise disse...

Confesso que estou com essa "gripe". Sem vontade, com preguiça de digitar, pensar, enfim. Mas, sempre lembro que meu blog está bem ali, sinto falta das pessoas que comentam e de postar, daí, volto a ficar inspirada. Concordo contigo, sobre a questão de só por que esta sem muito tempo sem postar nada,não quer dizer que tem que postar qualquer coisa, só por postar. É melhor tirar um repouso e curar a "gripe".srrsrs

disse...

Oi, Dama!
Eu ando bem nesta vibe desanimada... Não consigo atualizar os meus blogs sempre, por isso vou continuar somente com o meu blog pessoal.

Tb acho que forçar posts não vale a pena. Já me peguei tentando fazer isso, mas não rolou (nem publiquei)... é como vc diz, vc olha aquele post e não se reconhece. Foda!

Feliz Aniversário, Dama!

Bjos

Silvia Cristina disse...

Vivo entrando nesse desânimo. As vezes tenho o que dizer, mas, faltam palavras, ou mesmo vontade. As vezes pelo momento que atravesso, culpa, filhos... dividir atenção é difícil demais, eu não sei, se tenho que dividir não dou atenção direito pra nada. Gosto de fazer tudo que tenho que fazer com calma. Muitas vezes abro blogs, leio, gosto do que leio, mas, não me animo em comentar, assim como muitas vezes abro o editor e ficamos eu olhando a tela branca e ela me olhando... sem nada dizer.

Acho que um pouco do desanimo é sentir que não temos a liberdade de simplesmente escrever o que queremos dizer naquele momento, e não ser apontada como tendo "ataque de estrelismo" se não quisermos dizer nada por aí, apenas ler quietinha, até refletir, mas, nada acrescentar, muitas vezes por nada ter a acrescentar. Mas, temos temos e temos, isso mata qq animo...
(Não é regra, tá? Talvez seja coisa até da minha cabeça)

Beijosssss

Jade disse...

Eu passo por essas fases, tanto é que meu blog tem pouquíssimos leitores, mas nunca pensei em parar, parece que eu tenho um vínculo com o blog, como um diário, toda vez que eu tenho algo pra falar, eu vou lá e falo!!
Beijos!!

Marcos disse...

Olha, você que é uma experiente e quanse anciã de blog se sente assim, imagia eu que sou mirim.

Eu fiquei fora uns meses mas por conta de "num sei explicar", alias, obrigado pela força no meu post de reativação, sobre a injustiça... um dia te conto a história dos detalhes que é mais cabeluda ainda.

Mas não quero largar o blog não, mas ajudaria se os posts fossem menores também, pois pra quem tem tempo curto ler 10 super logos textos.... não faz vc participar de mais volume....rs.rs.rs.rs.

bjs

Pai do Coração disse...

Não desista...você é inspiradora...meus comentários nos seus posts estão sendo o que tenho escrito de melhor...algo que consigo me ver...como se meus próprios comentários estivessem roubando meus posts.

Aline Teodosio disse...

As vezes o desânimo vem devido as panelinhas da blogosfera.. muitos blogueiros se fecham não dando espaço e nem importância aos mais novos. Já vi blogs com conteúdos incríveis, mas com pouquíssimos seguidores e comentários. E outros nem tão bom assim, mas com muuuitos seguidores.. tudo depende de quem vc se relaciona.. até aqui no virtual o "Q.I" prevalece.
Um abraço!

Senhor Critico disse...

Vou me vacinar contra essa gripe do Blog.

Eu dou muita risada quando algumas pessoas saem julgando os "blogueiros" como pessoas que "Achavam que Blogar era uma coisa e viram que era outra", Meu, tenho Blog desde 2002 quando o POVO mal tinha internet, quando blog significava "Diário Virtual" eu tinha Blig, Blog da UOL e etc.. Milhares de Vistas mas também desanimei naquela época.

Mas, vamos voltar né? Já que não posso publicar bobagens como imagens..hahaha

Beijos

Anônimo disse...

Verdade Dama...se é para escrever sem inspiração, melhor passar um tempo sem...quando algo me vem nas antenas eu ate a noto, porque depois nem lembro. Ou baixa o Xico Chavier e saio psicografandoo sem nem corrigir o texto, senão posso deletar. Falta de tempo talvez....leio muito, mas comento muito pouco hj em dia, verdade seja dita. Em parte, por ex agora, tentei comentar em dois blogs e nem consegui...so voltava para fazer login, um saco. Desanima...mas ler é um momento relax para mim....
bjocas (será que estamos em uma safra ruim? Eu acho que meu parreiral anda com pouca uva...)

Cristine disse...

Idem, idem, idem...
Aliás, ando com desânimo generalizado...rs

Leandro Luz disse...

Também penso em acabar com meu blog semanalmente. E a falta de tempo só fortalece esse pensamento.

Mas o vício de escrever, de manifestar minhas ideias e opiniões, é mais forte do que penso que é, e continuo a escrever. Até quando, não sei...

beijos

Pandora disse...

Eu nem sei o que digo, as vezes acho que estou em TPM eterna... o desanimo... a falta de tempo para escrever... a vontade de fechar o blog, tudo junto e bem misturado... Mas, quando a gente menos espera surge um estimulo, um empurrão, uma sacudida e então a briga EU X BLOG da uma guinada e o blog ganha de 1000 x 0 e continua fazendo parte de minha vida...

Eu gosto muito da minha Caixa, deixa-la é uma impossibilidade... Hoje, amanhã eu já não sei!!!

Cheros Dama, e que bom que vc continua com seus blogs, afinal adoro a forma como nos faz pensar na vida...

Mulher 60+ disse...

Oi, Dama. Entao, eu andei observando o mesmo em alguns blogs e o último mes cai nesse desânimo vinculado a um problema de saúde. Olha que o meu só tem 7 meses! Ibernei mesmo pq escrever por escrever nao é a minha praia. Nao quero ter a obrigaçao e sim a vontade. Nem falo dos comentários pq eu mesma nao tenho esse hábito. Sigo os que gosto pelo Reader e amo textos como os seus, vc sabe!
Bjs e feliz dia.