quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Estariam forçando a barra?


Essa semana começou a novela Insensato Coração. Eu como boa noveleira, principalmente novelas com a Glória Pires não perdi uma desde que me entendo por gente, estou assistindo.

Adorei o primeiro capítulo, que é aquele em que se pega o público. Foi um capítulo com muita ação, a novela me parece mais bem dirigida que Passione. As tramas parecem melhores, acho que vai ser uma boa novela!

Mas uma coisa ficou soando falso demais da conta que foi colocar Lázaro Ramos para fazer o papel de um homem lindo, comedor/gostosão e desejado por todas as mulheres. Notem que não estão focando no ponto do cara ter dinheiro, status, mas estão dando ênfase a beleza do personagem. Gente!! Lázaro Ramos é talentoso, tem seu charme, merece papéis de destaque! Mas só porque o cara é negro, colocam ele como lindo para que se quebre preconceitos?! Não dá!

Não estou dizendo isso como forma de discriminação velada. Eu gosto de homens negros, já namorei vários, sou chegada na cor, mas uma coisa é o cara ser negro, outra é ele ser negro lindo e definitivamente não é o caso do Lázaro Ramos. Estão forçando a barra e como não sou politicamente correta vou dizer que se ele fosse branco com aquela cara, jamais estaria nesse papel! Pronto falei! Agora que venham as pedras, porque eu já me escondi embaixo da mesa!

43 comentários:

disse...

Eu não assisti a novela ainda, mas concordo com vc. O Lazaro Ramos não tem nada de "galã", de "lindo". Poderiam focar na grana, no charme, na lábia do personagem ou sei lá o quê rsrs Mas na beleza? Existem negros bem mais bonitos que ele, né?

Bjos

Unknown disse...

Eu entendo o que está falando.
Ele é um bom ator, mas não lindo. Na minha opinião. Mas existem mulheres que acham ele deslumbrante.

No programa de domingo da Regina Casé, ele estava lá e ela também enfatizou muito a beleza e o fato dele ser o primeiro protagonista negro.

Fazer dele "o galã" lindo... não dá, para mim está soando forçado. Na minha opinião estão querendo quebrar as barreiras de uma forma errada.

Acho que a formula seria bem melhor se ele fosse o Negro/Rico/Bom (admirado por sua bondade) e não o Negro/Rico/Gatão (a não ser que ele fosse lindo mesmo!).

P.S. Tem lugar em baixo da mesa pra mim?
P.S.2 Eu tb já namorei um negro!

Beijos

JuGalante disse...

Boaaaaaaaaaa
pode sair dai de baixo da mesa, tbm não entendi nada! Aliás a impressão que tenho é que toda vez que se tenta quebrar um preconceito isso é feito de forma tão sem noção que ele acaba sendo o próprio personificado em uma grande falta de bom senso. O cara é engraçado, talentoso, divertido... Agora bonito? Oi?
Beijos

ob disse...

Dama, a cor negra é bela. Lázaro é talentoso, tanto quanto o branquinho Wagner Moura, e, tentando ser o mais imparcial possível, em todos os aspectos, posso dizer que o macho brasileiro sentiria muito ciúme de outro macho, considerando o fato de ele ser um profissional bem sucedido, de aspecto agradável, mesmo não sendo lindo e, principalmente, negro.

Pandora disse...

Eu acho que já é hora da beleza negra. do charme negro ser destacado sim!!! Já vi brancos mais aguados posarem de hérois e gostosões. Achei que ele ficou um chame no primeiro capitulo, é uma questão de desconstrui esteriotipos, homem negro bonito para a maioria das pessoas é aquele homem que tem traços brancos a começar por um nariz afilado e por labios finos... Aquele que tem o narigão e os labios groços como o Lazaro não... Adorei a ideia de trazer um ator negro que assume sua negritude fora das telas, com narigão, bocão e tudo o mais como modelo de belo, até aquilo que consideramos belo hoje é resultade de uma produção cultural, a beleza é historicamente construida!!!

____

P.S.: Ah, leve em conta que minha opinião é de alguém que pesquisa história e cultura afro-brasileira, então releve qualquer excesso!!!

Chero Dama e parabéns por ser sincera a toda prova!

Palavras Vagabundas disse...

kkkkkkkkkk
Concordo com você, adoro o Lázaro como ator mas daí a ser lindo!
bjs
Jussara

Luciana disse...

Ih, também achei a mesma coisa quando vi o capítulo ontem. Forcaram mesmo.
Acho ele charmosinho, e já foi bem feioso, mas bonito e gostosão ele não é, nisso temos que combinar.
Negro, branco, amarelo, azulado, ... gente feia, gente bonita, gente sem graca ou cheia do charme tem em todas as cores, mas sei que se ele não fosse negro as pessoas iriam se sentir mais a vontade de comentar isso que você disse. O não se sentir a vontade pra comentar é que é o topo do preconceito. Então pronto, falei também, näo cabe estão forcando.

Beijo

Pai do Coração disse...

Aqui as confissões são ácidas também? rs. O autor deve estar querendo levantar polêmica sobre assunto. Conta quanto você está ganhando para aumentar a audiência da novela, porque eu que não sou noveleiro já fiquei curioso...rs.

Nise disse...

Eu ri demais com esse Post. Eu ainda não assisti nenhum capítulo. Mas concordo com você.

Dêco disse...

RIALTO!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tudo bem, ele pode não ser essa coca-cola toda, mas eu conheço um cara feio da porra, mas que tem uma lábia e um poder sedutor que conquista as mulheres mais gatas. Deve ser o poder da berinjela, tem mulher que curte algo bem grande, né?

Anônimo disse...

Dama estou danado uma parada, porque estou muito depressiva, mas antes de parar por uns tempos tinha que vir comentar isso.

Eu concordo em gênero, número e grau com você.

Sou negra e mesmo não vendo novelas, acho ridículo quando colocam os negros mais feios em comerciais e outros lugares e querem insistir como se dissessem:

"Olha, colocamos os negros na sociedade e os mais inteligentes que conseguimos são esses"

Existe um grande número de negros e negras lindos e lindas por esse país. A maioria não são mostrados.

Fazer o que eles fazem é como se quisessem dizer que só existe negro feio. É o Lázaro não é feio. só que para galã não serve.

Minha querida, é uma pena que tenho que dar uma parada no blog para me tratar. Não fosse isso estaria gritando em coro com você lá no diário.

Beijos!

Jade disse...

Ah eu não taco pedra não porque concordo com você!! Também não sou preconceituosa, mas beleza ele não tem mesmo!!
Beijos!!

Karina disse...

Dama,
Eu tive a mesma impressão que você...rs
Se ainda fosse um cara tipo armário, poderia convencer, mas franzino não, né?
Um beijo, Karina.

"(H²K) 久保 - Hamilton H. Kubo" disse...

(risos) Se escondeu debaixo da mesa?? Que feio!! rsrs

Mas tem toda razão Dama, infelizmente a mídia de hoje esta tão certa da ignorância da população que simplesmente enviam estas mensagens às mentes das pessoas.
E acredite, daqui a algum tempo já vamos ter muitas moças como o "gosto" totalmente diferenciado!

Lembra do corte de cabelo do Ronaldinho??
Pois é! Para mim é a mesma coisa!

Beijos!

ob disse...

Estranhamente, o comentário que fiz logo de manhã ainda não apareceu por aqui. Como não me lembro de ter algo nele que me pareça ofensivo ou fora de propósito, suponho que tenha sido problema técnico. Estou tentando mais uma vez e o que coloquei, mais ou menos, foi que considero a cor negra bela, por si só, independente de outras características físicas. Além disso, o Lázaro Ramos, assim como o branquinho Wagner Moura, de tão talentosos que são, podem passar a postura de conquistador ou qualquer outra que queiram. Além disso, falando como macho, eu confesso que sentiria ciúme de um cara como o personagem dele, que é bem sucedido, que se não é lindo, tem aparência agradável e, principalmente, é negro.

Cris Medeiros disse...

OB - Aprovo todos os comentários, menos os que me ofendem de forma gratuita. Só não aprovei seu comentário antes porque estava no trabalho, agora aprovei os dois que fez, junto com todos os outros.

Bjks

Ella disse...

Eu concordo contigo. Tem atores que são lindos e servem para galã. Outros são engraçados e servem para nos fazer rir. Outros tem uma voz marcante e servem para fazer papel de poderosos. Outro tem uma cara de mau, servem para fazer a gente ter raiva do personagem, rs !

A questão não é colocarem um negro como protagonista, é ele ser feio e sem carisma. Ele é engraçado, morria de rir com ele fazendo o Foguinho, mas como galã soa a deboche, ironia. Está artificial, aguado.

Não sei, não dá. Querer obrigar as pessoas a acharem ele bonito para dizerem que não são preconceituosas é ridículo. É como colocar uma mulher obesa de biquini fio dental e acharem que você tem que achar lindo para não ser taxada de preconceituosa.

Eu concordo com o menino que comentou que não aguenta ver o Zé Mayer e o Francisco Cuoco pagando de galã. Eu também não aguento mais ! E a Suzana Vieira se achando uma mocinha de 15 anos nas novelas? Ridículo ! Lembrei de outra, a Vera Fisher. Só faz papel de mulher linda, maravilhosa, que faz todos os homens se apaixonarem por ela, é dona de clínica de estética e sempre rica.

Os autores de novela perderam o bom senso.Para sempre !

Um abraço !

Afrodite disse...

Dama,
Há muito deixei de ver novelas,ainda mais na Globo onde a putaria entre parentes come soltaEssa é diferente?Não...então,não assistirei!
E sobre o seu comentário tem espaço pra ficar com vc debaixo da mesa?Pq tb acho esse homem o cão chupando manga!
É engraçadíssimos,excelente ator mas...feio!!!
Aliás HORROROSO!!!!
Pronto!Falei!
Beijo!

Tatiana disse...

hahahaha....
Eu como nao tenho Globo aqui, vou ficar na vontade de ve-lo como gala, nunca poderia imaginar ele fazendo um papel desses!! Adoro ele, mas bonito ta dificil de achar..rs
A minha mae tem Globo na casa dela, um dia desses vou la dar uma olhada, lembrarei de voce minha Dama!!!
Beijocas!!

Celamar Maione disse...

Dama,
não vi a novela ainda e nem sei se vou ver.
Galã ? Hummm....prefiro o Tony Garrido. Lindo !

Beijos

Passos silenciosos disse...

OLá!
Te encontrei lá no blog do Alinizinha "Muitas coisas por ai"...Muito bonito este espaço, parabens pelo blog e pela postagens, adorei tudo por aqui...
Já estou seguindo, e lhe convido a passar no meu recanto, estarei te esperando por lá...
Bjos no coração
http://passossilenciosos.blogspot.com
Estarei sempre por aqui..xerooo

P.S. concordo com vc, rs, da minha parte não vai nenhuma pedra...parabens pela critica!
Galã,rsrs!

Ellen disse...

Você está coberta de razão. Pensei a mesma coisa quando vi as cenas.

San disse...

eu não tava seguindo esse ... agora to rsrs bjs e ve se melhora logo ta ?????

Anônimo disse...

Sabe 24 comentários fiquei na duvida se vc realmente leria o meu , enfim... Deixa eu te contar eu acabei de twittar o seu post pq eu realmente me encantei com uma "certa coragem" e vc tirou as palavras da minha boca, rs no começo achei que fosse pensamento so meu, agora vejo que talvez nao seja, RSRS
certamente eu voltarei sempre por aqui...
Um beijo querida e até mais!

Luiza disse...

Olha só, esses temas são 'polêmicos' porque qualquer coisa mais 'ousada' que vc fale contra já apontam como racismo, homofobia e por aí vai.
Não sou racista, mas Lázaro Ramos é feio pra chuchu.
O grande problema é que, dependendo da abordagem, o que seria pra desmistificar, acaba se tornando algo ridículo e sem senso.
Acho que teremos que construir uma mesa beeeeem grande....cabe mais uma?!?
Beijo no seu coração

Fê Miceli disse...

Bom, eu como ñ vi o primeiro capítulo da nevela, pouco posso falar do papel do Lázaro, mas em questões de beleza, sim, ele não é nenhum Deus Grego, independente da cor. Por exemplo, Paulo Zulu é muito mais tipo homão pegador do que ele. O Lázaro faz o tipo mais malandro que leva na conversa rs...
Mas enfim, que o tiro da apaosta não saia pela culatra, rs.


beijossssssssssssss

Ana Wants Revenge disse...

ninguem mereceee...
tambem acho que estao forcando a barra.
beeeijo
.
.
.

Marcia disse...

Super Dama,
não sou de TV, e novela quase nunca assisto, tem que ser A novela para chamar minha atenção e nunca rola, mas como I am still a mess ... tenho estado vegetativa na TV de noite e vi alguns trechos do Lazaro Ramos..P-É-S-S-I-M-OOOOOOO.... forçação de barra master, porque eu também acho ele talentoso, mas bonito... nem a pau, tem que morrer e nascer de novo, e não interessa a cor, porque o Rocco Pitanga é um petaculo, e o Denzel Wsshington um charme... mas o Lazaro tadinho, para ficar feinho tem que andar e muito...

Anônimo disse...

a foto diz tudo!
rsrs

bjos

Elaine Gaspareto disse...

Querida,
Eu acho ele interessante.
Mas dái a forçar a mão e ele se tornar um galã pegador e disputado vai uma boa distância. Bom ator, sim. Mas nada assim tão extraordinário. Tem charme o personagem, eu vi 2 cenas. Mas a melhor frase é do meu marido: isso aí é cota, agora atingiu os galãs.
Beijosssss

HC por aí disse...

Mandou benzão! O cara é feio igual o capeta! hahahhaha

Atitude do pensar disse...

Bem, raramente assisto novelas, mas vi que na chamada da novela o Lazáro faria papel de galã. Não tinha pensado nisso que expos, mas concordo que possivelmente é uma artimanha da globo tentar quebrar preconceitos. Afinal, ninguém faz isso melhor do que esta emissora: Criar e expandir idéias e valores.
Bjins

Atitude: substantivo feminino. disse...

Como galã tbm não me convence rsrsrsrs
Mas eu vi a cena da Debora Seco dizendo que ela fazia sucesso porque tinha carne, porque era boazuda (acho que ela faz uma ex BBB, não sei bem)..mas aí te digo: carne???? Aonde, meu Deus?! Ela é só pele e osso!!!
Enfim..novela é isso.
Ele galã, ela melancia.

Marsyah disse...

Acredita que eu também fiquei com essa pulguinha atrás da orelha? Pensei: Gente, será que sou preconceituosa? Mas não, também sou chegada num negro-gato! Mas, sei lá, Lázaro Ramos não é lá essas coisa. Ele é muito feio!!! Obrigada por tirar esse peso do meu coração...rs.

(Ah! Tô adorando esse lance de blogueiras convidadas no seu outro blog! Boa Idéia.)

Alexandra Lopes Da Cunha disse...

Olha, eu não assisto novela, mas concordo contigo. O lázaro é um excelente ator, mas para galã...mas também tem uma coisa: o Tony Ramos foi e ainda é galã e, perdoe-me Tony, dizem que você é muito legal, mas ele tá mais para ursinho peludo, né?
bjs

Amanda Lourinho Braga disse...

Depois de um bom tempo ausente cá estou eu de novo. E olha eu também tenho a mesma opinião que você, de galã e lindo Lázaro Ramos não tem nada, até que ele tem um tchã mas nem de longe ele é essa coca-cola toda.

Anônimo disse...

Eu concordo em número, gênero e grau! Não tem nada a ver com preconceito, mas ele é feio! Não dá para fazer um papel de gostosão!!

Se era para valorizar um negro (e quebrar o preconceito), por que não colocaram um negro lindo como aquele que faz um gay que trabalha na Moda Brasil, na novela Ti Ti Ti??? (esqueci o nome dele)

Janinha disse...

Gosteidaki tbm e tô fikando

Daniela Araujo disse...

Eu tb achei forçado o Lázaro como galã, eu não tinha entendido se era pelo fato de já achar que colocaram ele por ser negro (pra "quebrar preconceitos" ou porque ele estava atuando mal... Mas você ajudou, pra caramba, a clarear as minhas idéias e é bem isso que acho tb, o problema não é a atuação é que o papel não ta casando com ele... Tá meio intruncado... sei lá...ahuha

Beijos

Flor de Lótus disse...

Oi,minha cara Dama!Eu não vejo novela, sorte a minha, bom com certeza isso foi forçar a barra demais, mas é pra se redimir já que quase sempre os atores negros faziam só papel de empregados,motoristas etc e tal.
Um ótimo domingo!
Beijosss

Carla Farinazzi disse...

Olá, caríssima!

Você tem o dom! Adorei o que escreveu e concordo. Gostei também dos comentários da Iza e da Afrodite.

Beijos

Carla

Unknown disse...

Olá. Amiga,vc é 10,olhe e levanta polêmica, mas cada um tem a liberdade de falar o que sente, o que observa, dar sua opinião.Não assisto mais nenhuma novela, cansei é sempre a mesma coisa.Bom mas em fim Lázaro Ramos é um puta de um profissional,bonito não é,mas...elê é da Globo, etão...tudo é belo não é mesmo?.
Bjos.
Te adorei continue sendo o que é.

Lília disse...

Não tem o que dismistificar... porque não é novidade colocar negro como pegador... porque na verdade existe mesmo aquela fantasia, do negão que tem pegada e tem Pé grande... sabe como é, né?

Mas porra, não é qualquer negão que serve pra isso, nunca olharia para o Lázaro Ramos e pensaria no tamanho do p...(é) dele...

Para fazer negão pegador, tem que ser gostoso, ser bonito e charmoso e isso nosso grande ator não tem... nem interpretando muito ele ficará bonito! rsrsr