domingo, 4 de julho de 2010

Odeio revisar texto!

Será que existe alguém que goste de fazer revisão de texto? Deve existir, porque tem gosto pra tudo no mundo. Sei que eu detesto!

Geralmente crio meus posts mentalmente, desenvolvo o raciocínio e quando sento pra escrever, ele sai como uma psicografia. Em uns 15 minutos no máximo escrevo o "esqueleto", a idéia principal. Tá tudo ali, às vezes acrescento pouca coisa e corto muita, porque tenho que me policiar pra não ficar um texto imenso...

Mas confesso que a parte terrivelmente chata é a hora que tá tudo pronto e tem que ver:

- Onde tá faltando letra, onde tá sobrando e letras trocadas. Onde falta os benditos "s".

- Verificar erros de concordância verbal, nisso erro feio, como se eu não soubesse, mas são meus olhos que não enxergam.

- Repito demais as palavras, então tenho que ficar cortando tudo, ou substituindo por sinônimos, o que dá trabalho...

- As malditas vírgulas são meu terror... Sempre me enrolo na hora de colocar vírgulas, no final os textos ficam com vírgulas a mais em umas frases e sem vírgulas em outras...


Olha muita coisa já entreguei pra Deus... rs... Porque reviso, reviso a praga do texto e quando vou ver, tem um erro gritando na minha cara. Gente, que coisa chata! Às vezes, chego a ler um post umas 10 vezes, passando pelo mesmo erro sem perceber... Aí um dia, releio o post por algum motivo, lá está o erro e me xingo toda!

O que vocês acham de revisão de texto? Fazem com facilidade? Gostam? Detestam? Quero saber...

16 comentários:

Elaine Cris disse...

rsrsrs... Eu faço faculdade de letras, a profissão de revisora de textos está entre minhas opções de trabalho, mas também detesto revisar, ter que ficar lendo e relendo a mesma coisa catando erros!
Acho que é assim mesmo com a maioria das pessoas que gosta de escrever, a gente gosta da idéia de colocar o que pensa em um papel, se preocupa em escrever de uma forma clara e coerente, mas essa parte de ficar pescando depois as coisinhas que a gente até sabe, mas erra por distração, é mesmo muito chata, na minha opinião...
É por isso que no meu curso adoro matérias que falam sobre argumentação, interpretação de textos, mas não curto tanto essas que se preocupam com o formato...

Abçs Dama!

Celamar Maione disse...

Dama,
eu gosto de trabalhar com texto. Você sabe. Escrever é reescrever .
No caso do meu livro, por exemplo, meu texto foi revisado várias vezes e detalhe, quando o livro saiu, vi pequenos erros.
Acontece com quem escreve.
Eu adoro revisar. Cortar letras. Palavras. Aumentar. Diminuir.
Geralmente escrevemos e só então vamos cortando o texto. Com o tempo você aprende a tirar as " gorduras". É questão de prática.

Você escreve bem. Coloca as suas ideias objetivamente.

Geralmente escrevo tudo mentalmente. Depois vou cortando. Trocando . Errar acontece com quem escreve. É normal.
Anormal seria não corrigir.
Quanto mais tempo para escrever o texto, melhor ele fica. Quando existe pressa, aí não dá para revisar e você tem que escrever de primeira com mais atenção.

Até as psicografias são revisadas. Os espíritos, nem sempre, entendem de português. Eles usam o recurso do médium.Existem espíritos que foram escritores, trabalharam com escrita, etc e tal, mas não são todos. Eles erram também.
Geralmente quando NÓS escrevemos, sabemos o que vamos escrever. Temos a ideia na cabeça. Na psicografia não. Sai na hora que está se colocando no papel.

O único que tinha psicografia mecânica era o Chico.

Beijocas e boa semana !!!

Vaneza S. disse...

Rá... pensei que era só eu que sofria desse mal. Pelo menos, Dama, eu não vejo essas coisas que você diz que encontra nos seus textos. Você escreve muito bem (e não é confete). Pra mim, as piores coisas são regência nominal e verbal... putz... eu peco pacas nisso. Sabe... em alguns casos eu tento escrever, mas não consigo me fazer entender... é como se eu não encontrasse as palavras. Quando eu resolvi ter um blog era pra de certa forma trabalhar a escrita... mas parece que ele faz é me deixar mais pirada. E vírgula... é outra. Não sei se você já percebeu que eu uso muito os três pontos (...). Pois é, onde tem três pontos... pode ter certeza que eu fiquei na dúvida se lá tinha vírgula ou não. Mas um dia... eu contando essas peripécias que eu faço nos meus textos para uma amiga que é professora de português, ela disse: "você criou um estilo... isso é inteligência" rs. Pois é... sabe como é amigos, né? Eles iludem a gente que é uma beleza. Por essas e outras que eu não cobro das pessoas que "a métrica, a tréplica e todo esse babado" esteja perfeito. O importante é se fazer entender... em tudo na vida.

"às vezes nunca sei se "AS VEZES" leva crase
às vezes nunca sei em que ponto acaba a frase (.,;?!...)"

BeijoZZZ

Visão disse...

E quem gosta de revisar texto? Aff
Não gosto, mas sou obrigado, mas não me cobro muito no blog. Já basta a minha professora de produção textual na faculdade que tira 0,5 a cada erro. Deixo os detalhes para lá.
Beijo

Robson Schneider disse...

A b o m i n o...com muita força!
Beijão minha querida!

Atitude: substantivo feminino. disse...

Ahhh não fico revisando não, Damita..
Primeiro que não vai adiantar muito pois não sou boa em português e segundo que é como vc falou, já vou escrevendo e epnsando tudo ao mesmo tempo...se eu for revisar é capaz de perder a espontaniedade. Eu costumo tirar umas letras repetidas, uns espaços errados..tenho mania de comer letra, por exemplo.
Mas é um porre!! Deus me livre ser revisora! hahah

Madame Mim disse...

Também não gosto, principalmente porque escrevo muita coisa rápido e muitas vezes o fato de revisar acaba fazendo com que eu tenha que cortar muitas coisas...srsrsr

É complicado escrever certinho, porque eu fiz matemática e professores de exatas não se preocupam muito em ler nem escrever e isso dificulta o que é certo e errado, sempre fico na dúvida...

Mas é necessário, visto que tem bastante gente que nos lê...rsrs

Acho que lê não é?

O Carlos sempre me fala que ninguem lê nem a metade, tipo lê algumas palavras para comentar e pronto...Que ninguem tem paciência e tempo para ler nossos textos expansivos...rsrsr

Ah, se não servir para ser lido, que sirva para que desabafemos...Ai tanto faz, não é?rsrsr

Bjs!

Jean Valjean disse...

Confesso que não faço, pelo menos na hora em que escrevo. Um dia volto, e em encontrando alguma coisa, aí vou lá e ... crrráááuusss, corto fora, acrescento, burilo, e por aí vai. Nunca na mesma hora. Por quê? Sei lá, acho que depois do parto a gente precisa é descansar.
Abreijos!

Jujuba disse...

Eu também não gosto de revisar textos, mas como você disse, tenho que ficar me vigiando pro post não sair gigante...
Meu maior pecado é o excesso de reticências(...)! Mas sei lá, acho que elas cabem tão bem!

Bjux

Anônimo disse...

Isso de revisar texto é um saco mesmo! Geralmente procuro já escrever certo (em qualquer texto) pra evitar isso... porque fazer 4 ou 5 alterações ainda vai, mas essas coisas de letra trocada (que faço muito) é praticamente reescrever o texto. Então erro e volto, erro e volto.

É interessante como os textos saem da cabeça, né? Comigo acontece com frequência de o final ser diferente do que eu tinha em mente. Outras coisas surgem e acaba sendo inevitável. É assim contigo também?

beijos

Desarranjo Sintético disse...

Eu odeio revisar textos. Já quando estudava eu odiava 'passar a limpo' as redações, já escrevia direto e quando era obrigado a reescrever, acaba mudando uma ou duas coisinhas e me dava mais raiva ainda o trabalho dobrado. Sei que a Martha Medeiros escreveu que ela escreve e deixa os textos "de molho" por uma semana, se não me engano, depois relê e modifica o que tem para modificar. Talvez assim seja melhor mesmo, porque é chatoooooooo.

Bjoks.
Fábio.

lpzinho disse...

Eu detesto fazer revisão!

Simplesmente detesto. Mas tenho este hábito desde sempre e tb por ter trabalhado com isso, mto tempo.
Aliás... quando não havia computador nem revisor ortográfico ehehe na máquina de escrever tinha que ler e reler tudo antes durante e depois ehehe mas é um saco e o pior é sempre constatar que TODAS AS VEZES alguma palavra errada escapa eheheh
Beeeijos... eu te amo amiga!

disse...

Eu até gosto de revisar texto, mas é um saco quando relemos 10 vezes os nossos textos e não achamos os benditos erros.

Por isso, é mais legal revisar os textos dos outros haauah

E vc escreve super bem ;)

Bjo

disse...

Convido vc para conhecer o meu novo blog, feito com 3 amigas:
http://www.cafecommulheres.blogspot.com/

Espero a sua visita!
Bjos

Anônimo disse...

eu adoro fazer revisão de texto. na verdade, acho que eu sou obrigada, por que eu fujo mentalmente do contexto quando já estou no meio do que estou escrevendo hauahuahua
virgulas, pontos, aonde devo iniciar e terminar as oraçoes, é algo que me confunde um pouco...sempre faço uma chuva de vírgulas, por que fico repetindo as frases mentalmente e as pausas aparecem mais do que devem na fala, esse truque pra mim não serve..

bem, se voce revisa ou não, seilá!
mas você escreve muito bem,
parabens!

Sueli disse...

Oj, minha amiga, faço revisão de textos, sim, mas de textos científicos. É meu trabalho. ( o pior, é que gosto!!!...rs). Beijos!