sábado, 12 de dezembro de 2009

O que está acontecendo com os blogs?



Dia desses tava comentando com Lpzinho, que meu blog, Confissões Ácidas, tinha aumentando consideravelmente o número de visitas, mas que a quantidade de comentários estava caindo... Trocamos alguns emails a respeito o que nos levou a pensar que Twitter, Facebook, Orkut, estudo e época de provas, estavam tomando o tempo das pessoas e com isso fazendo com que deixassem de lado os blogs... Sem contar a nova febre do povo que é essa tal da Fazenda do Facebook e agora a tal Colheita Feliz no Orkut...

Não só o número de comentários diminuiu nos últimos meses. Os blogs estão sendo menos atualizados, o que se deve mesmo em grande parte a essa época de provas na faculdade, colégio e tal...

Por favor, gente! Não estou reclamando de falta de comentários! Definitivamente não é isso, só quero abrir aqui um ponto de reflexão!

Minha pergunta é a seguinte:

Vocês acham que o Twitter, Facebook, Orkut e todas as novas distrações estão tirando o pessoal dos blogs?

15 comentários:

Sylvio de Alencar. disse...

De jeito nenhum. O Twiter são postagens rápidas. Nem servem para comentários. O Orkut apareceu antes dos dois, ele não 'tira' nada.
No começo, o bloguer é meio que uma relação namoro. vc não sai de cima. Depois, percebe-se que´pode-se cair numa aspiral de 'obrigações': escrever, e comentar posts de outrem. Muita gente deve entrar em crise. :)
2) Não dá pra ser 'criativo(a)' sempre, algumas pessoas querem se manter nele de maneira 'iluminada', sempre! Aí não tem quem aguente.
3) Ao se pressionar, a pessoa some, deixa pra blogar depois.
4) Sem comentários em seus blogs, os mais narcisistas desistem; afinal, estão escrevendo pra quem???

Longa vida aos blogs!!!!!!!!!!!!!!
Graças a ele conheci pessoas como vc!

(Se não comentar me cjamando de fôfo, não comento mais aqui!) Rêrêrê!

Victória Moraes disse...

Acredito que deva ser isso, também com o verão, as férias, muitas pessoas viajam ou então começam a trabalhar (os sortudos é claro). Outros ficam ocupados estudando, e alguns tem preguiça de comentar rs.

Natália disse...

Sim, principalmente o twiter, mas no meu caso é por causa das provas mesmo, pq eu adoro deixar e receber comentários.

Andrea Mari disse...

Dama
Acho que orkut,facebook nao tem muito a ver com a baixa de comentarios,acho que é porque todo final de ano é correria...bjoss no coracao!

whatever u like disse...

Completamente cara, na minha opinião sim, porq tipo eu mesmo fiz o blog pra meio que desabafar e acabei criando o twitter que fez com que eu desabafasse por lá e acabei deixando um pouco de lado os textos enormes do blog, mas to voltando a ativa aos poucos, fazendo textos bem menores e twittando menos tb, mas enfim, o que importa é não se livrar do blog z/

beijos e abraços

Patrícia Andréa disse...

Oi!
Mto legal esse seu novo blog! Gostei;)

Eu ando msm afastada do blog, ñ só por conta da minha faculdade, mas tb por alguns probleminhas d saúde... E, pra ser bem sincera, por preguiça tb...
Afinal d contas, dá bem menos preguiça escrever algo em até 140 caracteres do q um post inteiro, ñ é msm? rs
Bjus!

Mi disse...

Bom, nem orkut eu tenho mais rsrs.
Vou add aqui =)

Barbara disse...

Acho - porque as pessoas em geral não gostam de ler, de pensar no que leram, de expressar opinião.
E no tal do Twitter e nos afins, é só colocar qualquer coisinha prá se sentir moderninho e atual e o ego já fica presenteado por um tempo.
E com a vantagem de não ter que pensar muito.
A compactação de qualquer tipo de comunicação requer um nível - que em maioria não se encontra não.
São os dois extremos - ou os intelectualóides que escrevem numa linguagem arrogante e assim trocam entre si suas vaidades ou a baixaria.
Tem rapidez, mas não tem equilíbrio não.
Mas é assim que gostam....

Anônimo disse...

Vesti a carapuça, no meu caso é preguiça pura pra pensar e viver.
Quando penso em ter de pensar, saio fora do ar, fico fora da área de cobertura.
Tenho lido bastante, vou esperar a faísca voltar senão adeus blog.
Parabéns pelo blog novo, Dama não é para iniciantes, sempre a mil por hora.
beijão

lpzinho disse...

SENDO bastante sincero... discordo de opiniões que dizem que os blogs não sofrem a concorrência de outros sites e meios de comunicação instantânea.
E para discordar não vou usar a minha visão do mundo, nem minha experiência pessoal. Vou falar daquilo que anda realmente acontecendo. E um exemplo claro é o cada vez maior número de usuários do Twitter que posta lá e no Facebook por consequência através de seu celular. É cada dia mais comum ver gente em seus carros, antes de uma sessão de cinema, das imediações de um estádio ou de outros lugares sem notebook, sem pc e nem lan house.... mas interagindo com os sites de relacionamento, microblog, etc. Os blogs, pobres mortais acabam ficando de lado. Não tem jeito. Além do mais tem a coisa do público que se cansa cada vez mais rapidamente das coisas virtuais. Tenho uma série de amigas que brincavam de FarmVille no Facebook... e que simplesmente abandonaram a coisa para brincar com outras coisas. Motivo? Cansaço. A pessoa enjoa....
E é bem isso... os blogs ficam de lado. Não esquecidos... mas de lado. O tempo curto, as pendências e atividades cotidianas já são motivos enormes pra que isso aconteça. A gente acaba visitando aqueles que temos mais interesse, afinidade ou gostamos.
Amanhã ou depois os blogs voltam a ser revistos... twitter e demais sites caem na rotina..e assim vamos.
Mas uma coisa eu sei... tá na hora dos blogs darem um passo a frente.
Não sei qual.. mas tá na hora!

Beeeijooooo minha adorada Dama alta... obrigado pela presença, pela referência novamente por aqui e por tudo de bom q vc me faz sentir nesta amizade! Amo vc!

Unknown disse...

Talvez, mas muitos aqui são pseudos-blogueiros. No mais quem gosta permanece.

Sylvio de Alencar. disse...

Seguindo as últimas idéias escritas por Lpzinho:
acredito que poderá surgir pessoas que se tornem 'líderes' em seus nichos de idéias.
Nos bloguers da vida poderão surgir pessoas com idéias, filosofias, que arrebanhe milhares.
Movimentos podem eclodir a partir de blogs.
Talvez seja esdrúxula, mas é uma idéia possível.
Acho que blog tem o poder de concentrar pessoas em torno de idéias. Considero-o UNIVERSALMENTE, maior divulgador de idéias que já surgiu.
Através delas as pessoas se colocam TOTALMENTE perto de outras.
Muito louco, muito legal!

Anônimo disse...

Para a gente "tocar" um blog, precisa ter muita dedicação. Postamos muitos assuntos e não podemos agradar a Gregos e Troianos, não é? Então nosso termômetro é a qualidade dos comentários. Não nos preocupemos com a quantidade. Quem prefere os sites de relacionamento aos blogs deve ficar só com eles. Não dá para comparar o blog com o orkut, por exemplo. O orkut é mais para recados, exposição de fotos, satisfação de egos. Não há tanta necessidade de pensar e se informar. Nada contra isso. Apenas, na minha opinião, as características são outras. O blog é meio que de utilidade pública. A responsabilidade é maior e você responde pela sua postagem. Geralmente as pessoas aprendem à "blogar" e no início se empolgam. Depois, quando se deparam com 100 seguidores do blog, não tem pique para dar atenção a todos. Então o movimento começa a cair e a pessoa desanima. Muita gente consciente, pelo menos avisa e "fecha" o blog. Outros abandonam. Aí é chato, né?
Putz!!! Me empolguei e escreví demais. Beijos com sabor de dedicação.

Raquel Almeida . disse...

Hoje em dia são tantas opções, todo mundo tem um orkut, twitter, facebook e msn. E são tantas coisas pra fazer em cada um deles q eu acho que o pessoal anda com preguiça de ler os blogs. Acho uma pena, pois me divirto e aprendo mtas coisas (em vários aspectos) lendo os blogs. Simplesmente adooooro!

Beijinhos ;*

Unknown disse...

Difícil essa pergunta. Mas no meu caso não tenho mais atualizado com tanta frequencia porque estou trabalhando muito, e ando cansada. Por conta disso, tb não tenho comentado tanto.

Mas também tive essa mesma percepção. Meu blog está cheio de seguidores, mas os comentários diminuiram bastante. O que leva a crer que aquelas pessoas estão lá, mas nem sempre conferem as postagens.