quarta-feira, 7 de maio de 2014

O que é o fracasso?


Um dia desses me deu vontade de escrever sobre isso, daí logo depois a vontade passou. Fiquei pensando nas pessoas lendo e dizendo para eu deixar disso, que não é bem assim do jeito que estou vendo, etc e etc. Aí achei realmente que pouca gente me daria razão, ou talvez nenhuma pessoa me desse razão. Então para que escrever sobre isso? No entanto, ando recebendo emails constantemente, em que pessoas me pedem conselhos, contam seus problemas, esperam que eu solucione a vida delas. E achei isso de um paradoxo total. Eu aqui sentindo que fracassei e pessoas achando que posso solucionar a vida delas. Daí resolvi escrever esse post, com o intuito dele ficar como o post resposta, que passarei para todos os emails que receber daqui por diante.

O que é o fracasso para mim? Nossa, como já pensei a respeito disso no decorrer da minha vida. Lá no início da minha juventude, tinha um conceito sobre fracasso, hoje me vejo dentro do próprio conceito de fracasso que tinha, mas ao mesmo tempo tenho consciência de tudo que conquistei.

Acho que o PC Siqueira, que tanto gosto (vídeo abaixo), definiu de forma absoluta, o que penso sobre o fracasso. É não obter sucesso, não conquistar aquilo que você mais desejou para a sua vida, aquilo que sentia como mais importante. Nesse quesito sinto que não obtive êxito. Acho que tudo que fiz na minha vida, foi para que num determinado momento qualquer, olhasse em volta e me sentisse acompanhada de gente que me completasse. Daí hoje em dia, olho minha vida e vejo tantas relações desfeitas, família me baniu, amigos vivendo suas vidas distante em sua maioria, relacionamento amorosos zerados faz tempo. 

Se sei que tive vitórias? Claro que sei, conquistei meu corpo e minha identidade, conquistei um emprego legal que me dá sustento, conquistei casa para morar. Não sou um fracasso no sentido geral da palavra, apenas habita em mim uma sensação de não ter conseguido êxito no que mais queria, me sentir realmente acompanhada de pessoas que gosto.

Daí no meio disso as pessoas leem meu blog e acham, por um motivo qualquer inexplicável, que  posso dar conselhos, ajudar exatamente naquilo que sinto que fracassei, nos relacionamentos humanos de todos os tipos. Pior ainda é que acham que tenho especialidade em relações amorosas, aquelas que não tenho há anos. Como posso ajudar alguém nesse sentido se não consegui me ajudar?! Então, gente,  precisava, sim, escrever como me sinto em relação a isso. Se não adiantar para mais nada, se ninguém entender o que está escrito aqui, pelo menos esse post vai servir como link de respostas para essas dezenas de emails que chegam para mim.


7 comentários:

Unknown disse...

Eu me sinto assim, fracassada no quesito relacionamentos em geral. Tenho poucos amigos, ando cada vez mais distante da família, e amor... nem sei mais o que é isso.
Por outro lado, assim como você, vejo que conquistei coisas que outras pessoas não conseguiram. Muitas pessoas me olham e dizem: Nossa como vc é estudada, enquanto você estudou eu casei, e percebo que talvez o fracasso delas seja a minha vitória.
Mas enfim... vamos que vamos.
Se eu não me engano, o Gustavo Gitti se eu não tiver enganada, publicou uma carta padrão, onde ele respondia para todo mundo da mesma forma.
Boa sorte com seus e-mails!
Bêjo

Ro Fers disse...

Acho que de forma espontânea, você traz uma imagem de guerreira, batalhadora e ao mesmo tempo vencedora.
Você transmite sabedoria e experiência, que de fato faz as pessoas te pedirem conselhos, além da admiração que muitos têm pela sua história de vida.
Bjon!

Wildeman disse...

Prefiro os conselhos ao vivo.

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Discordo de vc querida ... ninguém é de todo realizado mas tb ninguém é um fracassado ... vai das expectativas q criamos ... aprendi a viver sem maiores expectativas e a contentar com o q consigo ...

beijão

Dih Melo disse...

É estranho que o fracasso seja tão mais marcante do que o sucesso, alguém pessoas passam a vida vivendo de sucessos. E muitas vezes diante de um único fracasso. São capazes de tirar a própria em casos extremos. Acredito que para algumas pessoas você seja um exemplo de coragem, de pessoa vencedora, você conseguiu encarar, o que muitos nem imaginariam conseguir. Daí a falsa impressão de que você pode ajudar à outros em qualquer circunstância! Beijos Parabéns! E sucesso!!!

Madi Muller disse...

Damaaa,agora que vi que os comentários estão ativados novamente (uma época tu desativou!),eu andei sumida daqui mas agora voltei,agora pra ficar,pq aqui, aqui é o meu lugar...q alegria poder ler teus textos novamente e comentá-los,hehe...fiquei muito feliz com tua visita lá no bloguinho,isso já coroou de sucesso esse meu restinho de noite...

Concurseira ansiosa disse...

Ahh eu estou num profunda tragedia na minha vida, tudo virou de cabeça para baixo, no momento estou uma fracassada total, e juntando com isso, a decepção com alguns amigos, que ao invés de falar na lata que vc está chata e repetitiva reclamando do mesmo assunto, preferem fazer fofocas ou se afastar... então tudo desmorona!
Em relação a todos os aspectos da minha vida: financeira, amorosa, etc, é a primeira vez ( e última) que levo esse "back", talvez por isso a única coisa que não perco é a esperança da volta por cima e conquistar o que mais desejo, sendo assim o meu sucesso!